“Retrair um motor na vertical é ótimo para um motor de 2 tempos, porque um motor de popa de 2 tempos tem seu óleo misturado ao gás, então não há problema.” Mas se um motor de 4 tempos for armazenado por algum tempo na posição para baixo ou em funcionamento, o óleo pode ser drenado de seu reservatório para baixo em direção aos anéis e cilindros. Isso causa fumaça excessiva quando um motor é ligado e, com o tempo, pode causar danos ao motor.
Popa e proa
Use também combustível novo de um fornecedor de gás que vende muito, por isso não é armazenado em tanques subterrâneos comerciais por muito tempo. E os proprietários de barcos com motor de popa devem usar combustível que não seja etanol. “O combustível sem etanol é consideravelmente mais caro do que o gás enriquecido com etanol padrão encontrado na maioria dos postos de serviço”, diz Ed Rodgers, técnico certificado da Yamaha para o Marine Max de Jacksonville em Arlington. “Mas, no longo prazo, o combustível não-etanol mais caro é mais barato para o proprietário de um barco do que se ele usasse combustível com etanol.